VPD Orlando - Vai Pra Disney
Compras

Existe Tax Free em Orlando e Miami?

Uma pergunta muito frequente que recebemos aqui nos comentários do VPD, é sobre a Sales Tax americana e se existe algum tipo de devolução ou reembolso para o imposto deixado nas compras nos EUA, especialmente em Orlando e Miami.
Esse tipo de programa, conhecido como Tax Free ou Tax Return, é bem famoso na Europa e em alguns países da América Latina, como a Argentina e o México, e nele, todo o imposto deixado nas compras, é devolvido na hora que o turista deixa o país.

Balcão de Tax Free em aeroporto europeu. Por lá, essa é uma política bem mais comum

Balcão de Tax Free em aeroporto europeu. Por lá, essa é uma política bem mais comum

Para quem quer a resposta curta: Em linhas gerais, nos EUA, não existe um programa federal de devolução de imposto a turistas, como os já conhecidos em outros países. Em especial, no estado da Flórida, onde os brasileiros se concentram para fazer as compras. Por lá, é comum encontrar dois casos que explico ao longo do post: alguns estados que oferecem o reembolso do imposto e outros que chegam a não cobrar o imposto sobre as compras.

Para me aprofundar um pouco mais, vamos começar entendendo o que é esse imposto.

O que é o Sales Tax nos EUA

Muitas vezes chamado de “taxa”, o Sales Tax presente nos cupons fiscais americanos é na verdade o imposto sobre bens e serviços cobrado por cada estado do país. Poderíamos dizer que o Sales Tax dos EUA, é equivalente ao nosso ICMS daqui do Brasil.

A diferença, é que o ICMS aqui no Brasil, não está na nossa cara e estampado em cada cupom fiscal. Infelizmente! Lá nos EUA, cada estabelecimento comercial, é obrigado a separar na notinha qual é o valor do produto e quanto é pago de imposto. Assim a população tem muito mais controle (e participação), no montante de dinheiro que o governo recolhe em cada produto ou serviço.

O Sales Tax não é um imposto federal nos EUA, por isso cada estado é responsável por definir as alíquotas e fazer esse recolhimento. Nos estados mais populosos, como Califórnia e Nova York, o Sales Tax pode chegar a 10% dependendo do tipo de produto ou serviço. Já na Flórida, esses valores variam entre 6% e 7,5%, mas na maior parte das compras que fazemos, como comida, roupas, eletrônicos, e itens que você encontra em um shopping comum, o Sales Tax é de 6%.

Recibo do Walmart, de compra feita no estado da Georgia. A Sales Tax vem separada no final.

Recibo do Walmart, de compra feita no estado da Georgia. A Sales Tax vem separada no final.

Alguns estados menos populosos e que chegam a enfrentar com altos índices de desemprego e pouca atividade econômica, os governos decidiram em extinguir esse imposto sobre a venda de produtos, para fazer o dinheiro girar e aquecer a economia (mais uma diferença do Brasil né? Onde o imposto só aumenta). São eles: Alaska, Delaware, Montana, New Hampshire e o Oregon.

O legal, se você tiver a oportunidade de viajar a um desses estados, é que o preço que você vê na prateleira, é o mesmo que virá no caixa. Na Flórida, isso nunca vai ser assim, já que no caixa, há a adição do imposto de venda.

É claro que eu não sou nenhum tributarista, tampouco especialista na economia americana, então para saber mais sobre o Sales Tax, clique aqui.

Onde nos EUA eu encontro o Tax Free?

Tirando os estados onde o Sales Tax não é cobrado e que já mencionei acima, os estados da Lousiana e do Texas têm seus programas estaduais de Tax Free. Nesse último, o governo devolve até 65% do valor que um turista paga em impostos, porém o processo que é feito no aeroporto, é um pouco burocrático e em geral, eles te enviam um cheque aqui no Brasil para você descontar depois – tarefa que não é super fácil.

E Orlando? E Miami? Não recebo nada de volta?

Infelizmente não! Aqueles 6% que aparecem no final das suas notinhas ficam com o estado e não podem ser reembolsados no final da sua viagem. Isso acontece pois a economia da Flórida depende muito do turismo, já que o estado reúne alguns dos principais destinos de viagem do mundo.

Por isso caro leitor, não foque no dinheiro que ficou com o governo, e fique feliz que mesmo com esse imposto, suas compras devem ter valido muito a pena. Se você ainda tem dúvidas se ainda vale a pena fazer compras na sua viagem,, não deixe de ler dois posts abaixo que podem te ajudar bastante:

Espero que esse post tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre os impostos nos EUA. Se tiver mais perguntas, não deixe de envia-las na caixa de comentários abaixo desse post.