VPD Orlando - Vai Pra Disney
04 abril, 2022

Teste de Covid não é mais obrigatório para entrada no Brasil

Agora é confirmado e oficial: a apresentação de um teste negativo de Covid não é mais obrigatório para entrada no Brasil. Como a gente tinha contado por aqui na semana passada, a Anvisa publicou suas orientações recentes recomendando que a exigência do teste fosse retirada, e essas novas medidas foram aprovadas pelo Governo Federal por meio de uma portaria e estão valendo desde o dia 1 de abril.

Vale ressaltar que essa nova medida vale para quem está com o esquema vacinal completo. É considerado completamente vacinado quem tomou duas doses de Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac ou uma dose de Janssen há pelo menos 14 dias. Por enquanto, a dose de reforço ainda não é exigida.

É necessário apresentar comprovante que contenha o nome do viajante e dados da vacina como fabricante, lote e data de aplicação. Comprovantes sem esses dados que estejam apenas no formato de QR Code não serão aceitos. A gente já explicou como emitir o comprovante de vacinação do ConecteSUS aqui, e há também a possibilidade de emitir pelo PoupaTempo.

O teste de Covid não é mais obrigatório para entrar no Brasil

Além disso, também não é mais necessário apresentar a DSV (Declaração de Saúde do Viajante) da Anvisa no momento do embarque.

Brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil e não estejam completamente vacinados e quem não está vacinado seja por idade, por alguma condição que contraindique a vacinação ou por ser proveniente de países com baixa cobertura vacinal, podem entrar no país desde que apresentem um teste negativo feito até 1 dia antes do embarque.

No caso das crianças, as que estiverem completamente vacinadas também não precisam de teste, apenas do comprovante de vacinação. As crianças com entre 2 e 12 anos que não estejam vacinadas e estejam viajando acompanhadas podem estar isentas de realizar o teste desde que todos os acompanhantes apresentem o teste negativo feito até 1 dia antes do momento do embarque.

Recentemente, o governo americano retirou boa parte do financiamento dos testes de Covid, e como resultado muitos dos lugares que ofereciam testes gratuitos em Orlando fecharam nas últimas semanas. Vale lembrar que a apresentação do teste negativo de Covid feito até 1 dia antes do embarque segue sendo obrigatório para entrada nos EUA.