VPD Orlando - Vai Pra Disney
29 março, 2022

Teste negativo de Covid pode deixar de ser obrigatório para entrar no Brasil

Essa semana, a Anvisa fez novas recomendações que alterariam as exigências para entrada no Brasil, retirando a obrigatoriedade de teste negativo de COVID. Essas alterações podem ser implementadas a partir de 1 de maio de 2022, e ainda devem ser avaliadas e aprovadas. O documento completo com todas as recomendações pode ser lido aqui.

A principal mudança para quem viaja é que o teste de COVID não seria mais exigido. Até agora, é obrigatório apresentar um teste negativo feito até 72h antes do embarque (para testes PCR) ou 24h antes (para testes de antígeno). De acordo com as novas recomendações, pessoas que estão com o ciclo vacinal completo não precisariam mais apresentar esse teste negativo para entrar no Brasil. Para quem não está completamente vacinado (seja por viver em áreas de baixa cobertura vacinal ou por idade, por exemplo), a recomendação seria manter a exigência de teste negativo feito 1 dia antes do embarque.

Para entrar no Brasil, atualmente é obrigatório apresentar um teste negativo de COVID. As novas recomendações da Anvisa sugerem a retirada dessa obrigatoriedade para quem está completamente vacinado.

Outro tópico que é discutido no documento da Anvisa é que o Ministério da Saúde deve definir quantas doses de vacina são necessárias para comprovar a vacinação completa. Atualmente, é considerado completamente vacinado quem tomou 2 doses das vacinas, e a dose de reforço ainda não é exigida.

Além disso, também estuda-se suspender a apresentação da Declaração de Saúde do Viajante, documento que até agora é obrigatório para entrada no país. Sobre a vacinação, não há mudanças e ela seguirá sendo exigida.

No documento da Anvisa, há esse resumo de todas as novas recomendações

É importante ressaltar que essas recomendações ainda devem ser aprovadas e não estão válidas! Por enquanto, quem viaja e retorna ao Brasil deve seguir apresentando o teste negativo como já vinha acontecendo. É esperado que o governo chegue a uma decisão sobre isso ainda no mês de março, e a gente avisa de todas essas mudanças por aqui.