VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Transporte gratuito na Disney

O complexo do Walt Disney World em Orlando é praticamente uma cidade, e conta com a infraestrutura de uma: tem correios, corpo de bombeiros, delegacia policial, bancos e não poderia deixar de ter um transporte público eficiente (sim, as autoridades brasileiras poderiam aprender um pouco com o Mickey).

E como já falamos aqui no VPD, ficar hospedado dentro do complexo tem muitos benefícios, dentre os quais está transporte gratuito dentro do complexo. O transporte é gratuito para todos, hóspedes e não-hóspedes, mas sem dúvida as dicas que falaremos aqui, servirão principalmente para aqueles que irão ficar dentro da Disney.

Placa do ponto de onde os barcos saem do Magic Kingdom

O transporte dentro do complexo Disney é oferecido nas seguintes rotas:

  • Dos hotéis para os parques e vice versa
  • Dos hotéis para Disney Springs e vice versa
  • De um parque para outro parque
  • De um parque para o Disney Springs no fim de tarde/noite

Note que não tem transporte de hotel para hotel, e também não há transporte entre o Disney Springs e os parques. Isso porque antigamente, quando esta rota era oferecida, muitas pessoas (não-hóspedes) deixavam o carro em Disney Springs e iam para os parques com os ônibus para não ter que pagar estacionamento. Para acabar com a mamata que estava atrapalhando todo o planejamento de transporte, eles resolveram cancelar esta rota.

Se você estiver em Disney Springs e precisar ir até um parque, terá que ir até um hotel e de lá pegar um ônibus até o parque – um percurso que pode levar pelo menos 1 hora. O mesmo acontece se você quiser sair de um parque e ir para o Disney Springs.

Seguindo a mesma lógica, como o estacionamento dos parques aquáticos também é gratuito, a Disney só deixa hóspedes da Disney entrarem nos ônibus desses parques até os outros parques da Disney. Assim evitam o problema de quem quer aproveitar o estacionamento gratuito.

Isso esclarecido, vamos lá! Os transportes da Disney podem ser dividido em 5 tipos: ônibus, barcos, monorail, teleférico e caminhada (se é que podemos chamar isso de transporte da Disney). Nem todos os tipos de transporte estão disponíveis em todos os pontos do complexo e quando estão disponíveis, nem sempre vão para os mesmos lugares. Ficou confuso? A gente explica melhor e para facilitar, vamos tratar cada transporte separadamente.

Transporte na Disney por Monorail

O trem monotrilho (chamado de Monorail) da Disney liga alguns hotéis ao Epcot e ao Magic Kingdom. Mesmo se você não estiver hospedado em um hotel da Disney, terá oportunidade de usar este transporte pois ele também liga o estacionamento e a bilheteria do Magic Kingdom (região chamada de TTC – Ticket and Transportation Center) á entrada do parque.

Hotéis que disponibilizam o serviço de Monorail não oferecem ônibus para o Magic Kingdom ou Epcot. Ou seja, o Monorail substitui o uso de ônibus para o transporte dos hotéis até os parques com o benefício de ser bem mais rápido que os outros meios.

Os hotéis que oferecem parada de Monorail:

  • Disney’s Contemporary Resort
  • Disney’s Polynesian Resort
  • Disney’s Grand Floridian Resort & Spa

Destino do Monorail: Magic Kingdom, TTC, Epcot e hotéis citados acima.

Foto do Monorail passando sobre o Epcot, na ponte em cima do lago, rodeada por flores e o céu azul ao fundo. Usada para ilustrar o post de wallpapers de celular
Monorail chegando na estação

Os monorails são divididos nas seguintes rotas:

  • TTC até o Magic Kingdom
  • TTC até o Epcot
  • Hotéis próximos do Magic Kingdom (Disney’s Contemporary Resort, Disney’s Grand Floridian Spa e Disney’s Polynesian Resort), TTC e Magic Kingdom. Se os hóspedes desses hotéis quiserem ir até o Epcot, precisam descer no TTC e pegar o outro trem até este parque.

Caminhada dentro do complexo da Disney

Alguns hotéis são tão próximos dos parques que você pode ir a pé até lá. A caminhada não é obrigatória para ninguém e por isso sempre há um transporte alternativo para quem preferir, mas muitas vezes é a opção mais rápida. Veja quais são as opções de caminhada:

Destino: Magic Kingdom

  • Disney’s Contemporary Resort

Destino: TTC (onde se pega o Monorail para o Epcot e Magic Kingdom)

  • Disney’s Polynesian Resort

Destino: Hollywood Studios e Epcot

Transporte na Disney por Barco

A Disney possuí lagos lindos entre seus hotéis, e mesmo a grande maioria tendo sido criada artificialmente pelos engenheiros com o intuito de garantir um clima aconchegante, eles aparentam ser quase tão naturais quanto qualquer outro lago: com toda a fauna e flora que poderia se esperar.

Alguns desses lagos são usados para transportes dos parques e este é um dos meus meios preferidos. Mesmo não sendo a forma mais rápido de chegar ao seu destino, ir de barco faz a viagem até o parque já ser um passeio por si só. Vale lembrar mais uma vez que o barco também substitui o ônibus, ou seja, as rotas serão oferecidas através de um transporte só: seja ônibus ou barco.

Hotéis que oferecem barcos até o Epcot e Hollywood Studios:

Hotéis que oferecem barcos até o Magic Kingdom:

Alguns hotéis próximos ao Magic Kingdom oferecem transporte de barco

Hotéis que oferecem barcos até o Disney Springs:

Barco que te leva do parque até o hotel

Transporte de Ônibus na Disney

Este é o meio de transporte mais comum dos hotéis da Disney. Todas as rotas que não foram oferecidas anteriormente via barco ou Monorail, serão oferecidas pelos ônibus. Um exemplo: Boardwalk Inn oferece barco para o Hollywood Studios e Epcot e ônibus para os demais destinos. Já o All Star Movies não oferece nem barco nem monorail, mas oferece ônibus em todas as rotas. O ônibus é sempre aquele que vai equalizar a situação dos hotéis e garantir que todos tenham transporte para os mesmos lugares.

Onde devo pegar os ônibus?

Cada hotel tem pelo menos um ponto de ônibus. Os hotéis menores ou os que oferecem outros tipos de transportes possuem uma única parada para todos os ônibus. Os hotéis maiores, como os All Star Resorts possuem um ponto para cada um ou dois destinos, sempre identificados pela plaquinha do ponto. Os parques e Disney Springs também tem um esquema parecido: os pontos são numerados e uma placa indica qual é o número do ponto dos ônibus que levarão ao seu destino (por exemplo: Art of Animation – 22 e assim por diante).

ponto de ônibus no hotel Animal Kingdom Lodge.

Ônibus para os parques aquáticos

A Disney tinha interrompido, mas de uns tempos pra cá voltou a oferecer o transporte para os parques aquáticos direto de todos hotéis da Disney, mas em alguns casos pode ter algumas paradas.

Quem quer ir ao Blizzard Beach e ao Typhoon Lagoon, poderá pegar um ônibus direto dos seguintes resorts:

  • Disney’s Caribbean Beach Resort
  • Disney’s Coronado Springs Resort
  • Disney’s Old Key West Resort
  • Disney’s Port Orleans Resort
  • Disney’s Saratoga Springs Resort

No caso dos outros resorts, os ônibus para os parques aquáticos percorrem linhas que param em 2 ou mais hotéis antes de chegar no destino. Os grupos de hotéis são:

  • Disney’s Contemporary Resort, Disney’s Polynesian Village Resort e Disney’s Grand Floridian Resort
  • Walt Disney World Swan and Dolphin, Disney’s Yacht Club, Disney’s Beach Club e Disney’s BoardWalk Resort
  • Disney’s Animal Kingdom Resort (Jambo House e Kidani Village)
  • Disney’s All-Star Sports, Disney’s All-Star Music, e Disney’s All-Star Movies
  • Disney’s Pop Century e Disney’s Art of Animation Resort
  • Disney’s Fort Wilderness Campground e Disney’s Wilderness Lodge Resort

Transporte de Skyliner, o teleférico na Disney

A mais nova modalidade de transporte interno da Disney é o Skyliner, o sistema de teleféricos da Disney. São cabines coloridas, algumas com temas de atrações e personagens queridos, que levam os visitantes de alguns pontos específicos do complexo e já tem post aqui no blog contando todos os detalhes sobre ele, pra ler é só clicar aqui ou no vídeo abaixo.

Um ponto importante é que o teleférico não vai para todos os 4 parques nem para todos os hotéis da Disney. Ele tem um trajeto limitado, mas ainda assim é uma mão na roda e traz agilidade no deslocamento. Isso porque é um sistema contínuo que tem capacidade pra atender uma grande quantidade de visitantes ao mesmo tempo.

Cada cabine comporta até 10 pessoas, incluindo visitantes com mobilidade reduzida, cadeiras de rodas e carrinhos de bebê. Ah e o teleférico não substitui o ônibus, ele é apenas uma opção adicional de transporte.

Os hotéis que oferecem parada de Skyliner:

Além disso, o pessoal que estiver hospedado no Disney’s Boardwalk Inn, Disney’s Beach Club e Disney’s Yacht Club, vai conseguir acessar a estação do Epcot facilmente para de repente visitar algum dos outros hotéis ou simplesmente passear um pouco.

Destino do Skyliner: Hollywood Studios, Epcot e hotéis citados acima.

Skyliner, o teleférico da Disney

Qual o horário de funcionamento dos transportes?

Em geral, o transporte da Disney funciona a partir de 1 hora antes dos parques abrirem, até 1 hora após o fechamento de cada local. Por exemplo, se o Magic Kingdom fechar as 21h, haverá transporte dos hotéis para o parque e do parque para os hotéis até 22h. Quando você está indo para os parques em geral o motorista já informa até que horas oferecerão o transporte e qual o ponto o levará de volta para o hotel. Simples, né?

Os ônibus para o Disney Springs funcionam diariamente até as 2 da manhã.

A Disney oferece ônibus gratuito de seus hotéis até os seus parques e Disney Springs

Dicas para o transporte gratuito da Disney

  • Os hóspedes dos hotéis da Disney conseguem ver os horários dos próximos ônibus e estimativa de chegada pelo aplicativo My Disney Experience. Facilita bastante no planejamento!
  • Não existe estacionamento imediatamente do lado de fora do Magic Kingdom. Diferentemente dos outros parques, para chegar no Magic Kingdom você estaciona no Ticket & Transportation Center, o TTC, que fica bem próximo e de lá, vai até o parque de monorail ou de barco. Isso foi feito para separar o “reino da magia” do mundo real. Nas manhãs mais lotadas, eu prefiro pegar o barco e curtir a vista na chegada do parque do que me esmagar com milhões de pessoas no monorail. Aqui o melhor é sempre ver o tamanho das filas. O barco demora um pouco mais mas comporta mais gente ao mesmo tempo. O Monorail é rápido, então a fila anda bem, mas menos pessoas vão em um trem por vez. A gente já viu muita gente falando de regra “vá no barco tal hora e no monorail tal hora” mas isso não existe, infelizmente. Compare as filas e veja a melhor opção para você.
  • Por conta dessa separação no Magic Kingdom, é recomendável que mesmo os hóspedes do complexo Disney que alugarem carro, peguem o ônibus do seu hotel já que ele tem a imensa vantagem de te deixar direto na entrada do parque. Indo de carro, você vai ter que estacionar no TTC e pegar o monorail ou o barco para o parque, o que adiciona mais uns bons 20-30 minutos no circuito.
  • Se você vai sair do parque no momento em que ele fecha, vai notar que as filas para os ônibus, barcos e monorail ficam insuportáveis. A dica é então matar um tempinho nas lojas que ficam na entrada/saída do parque e deixar pra fazer todas as compras no final do dia. Essas lojas ficam abertas até 1 hora depois que o parque fecha e pode ser uma boa opção para evitar as longas filas da saída. E por favor, não vá embora antes dos fogos para evitar a fila, isso é jogar 50% do valor do seu ingresso no lixo pois os fogos são definitivamente imperdíveis.
  • Ir de taxi ou Uber para o Magic Kingdom também significa chegar no TTC, já que os carros comuns não chegam até o parque.

Transporte para fora do complexo Disney

Outra pergunta muito recorrente aqui no VPD é como ir de um dos hotéis da Disney para pontos fora do complexo, como os parques da Universal/SeaWorld, shoppings e supermercados. Como costumamos dizer, Orlando é uma cidade “espalhada” e totalmente despreparada para os pedestres. Ou seja, sair de um hotel da Disney (que fica praticamente em uma ilha isolada do resto da cidade) e ir a pé até um ponto fora do complexo é humanamente impossível.

Uber chegou mudando nossas vidas, e é a minha segunda opção de transporte preferida (depois do aluguel de carro). Geralmente tem valores mais em conta que os taxis comuns, e além disso é melhor também na questão malandragem do motorista porque eles tem um sistema de avaliação com notas, e que pune quem não faz um bom serviço. Contamos mais sobre essa opção aqui e no vídeo abaixo.

De toda forma, em todos os hotéis da Disney você conta com um serviço bem completo de taxi, que não são tão caros quanto os de Nova York nem tão baratos quanto os de Buenos Aires. Obvio que vai depender de diverso fatores (e não temos um taxímetro para fazer esse cálculo preciso para ninguém) mas uma corrida entre um hotel da Disney e a Universal, pode sair entre $25 e $40 dólares, uma corrida até o Walmart mais próximo entre $15 e $30 dólares e até o Florida Mall entre $35 e $50 dólares. Lembre-se que também tem a volta para o seu hotel.

Outra opção interessante é usar o transfer oferecido pela Mears para levar os hóspedes dos hotéis da Disney aos parques da Universal e SeaWorld. Para usar este serviço, basta pedir para o concierge do hotel chamar um shuttle para você para estas origens. Eles ligam e a Mears vem te buscar. O valor por pessoa é algo por volta de $20 dólares, então acho que vale mais a pena pra quem está sozinho ou quem realmente não quer usar o Uber por algum motivo.

Outra alternativa mais confortável é contratar um transfer particular, que te busca no horário que você quiser, pode ter motorista brasileiro e tudo o mais. Claro que todo esse conforto tem um preço equivalente, mas pode valer a pena pra quem viaja em grupo grande e não quer se preocupar em organizar o transporte. A gente conhece uma empresa de confiança para essa alternativa, para saber mais, entre em contato através do reservas@vpdtravel.com.

Para os orçamentos mais apertados, o sistema de transporte público de Orlando, o famoso Lynx também passa por dentro da Disney no TTC, no Disney Springs e em dezenas de outros pontos dentro do complexo. O Lynx tem um custo de $2 por corrida ou ainda dá pra comprar o passe diário por $4.50. Já usei diversas vezes e é super tranquilo de pegar, só não é o transporte mais rápido de todos.

  • Quer ajuda para escolher qual melhor a melhor opção de transporte para a sua viagem? Confira esse post aqui.

Sei que são muitas informações mas se você ler com atenção, vai ver que é tudo bem simples. Não tem segredo para usar o transporte gratuito da Disney, tão pouco para se locomover para fora do complexo. Por isso, não deixe de ter consciência de mais este benefício na hora de planejar o itinerário da sua viagem, principalmente se você for se hospedar em um dos hotéis da Disney.