VPD Orlando - Vai Pra Disney
Hospedagem

Troca de hotel durante a viagem: como decidir se vale a pena

O hotel pode ser uma parte muito gostosa da viagem e um dos aspectos marcantes das férias. Muita gente que visita Orlando pensa em dividir a estadia em dois hotéis, seja por querer aproveitar ao máximo a experiência de hospedagem, ou para economizar ou ainda pra buscar praticidade. 

A ideia pode parecer interessante a princípio, mas a verdade é que essa decisão de dividir a viagem em dois hotéis tem muito mais consequências do que parece num primeiro momento. Por isso mesmo, hoje quero falar aqui tudo que eu acho importante para você saber se estiver considerando trocar de hotel durante a viagem.

Vale a pena trocar de hotel durante a viagem?

Como sempre digo, valer a pena é relativo e vai depender de uma série de fatores, mas para a maioria das pessoas (veja bem: maioria, não todas) eu acho que trocar de hotel não vale a pena. Vou explicar todos os meus motivos.

1) Você não passa muito tempo no hotel

Não dá pra generalizar, mas a maioria das pessoas vem pra Orlando pra curtir os parques e acaba passando pouco tempo no hotel. É claro que é super legal quando o orçamento permite que você pegue um hotel que te faça aproveitar ainda mais as suas férias, ou até aquele dia de descanso no meio da maratona de parques, mas a gente precisa avaliar bem o esforço, dinheiro e (de novo) o tempo de férias que você vai investir em hospedagem se não tiver planos de realmente curtir o hotel. 

2) Você gasta tempo demais na troca de hotel

Trocar de hotel toma muito mais tempo do que a gente imagina. Eu não sei você, mas eu tenho uma imaginação super otimista. Vejo uma receita e penso “é rapidinho de fazer, é só picar isso, fritar tal coisa. 20 minutinhos tá pronto!” e 2 horas depois lá estou eu arrependida quase finalizando o prato com um ingrediente a menos que não tinha em casa. 

A troca de hotel é igualzinha! A gente imagina que é só sair de um hotel e ir pro outro, e depois acaba se frustrando por esquecer dos outros fatores:

  • E o tempo de arrumar e desarrumar as malas?
  • De checar se não ficou nada fora do lugar?
  • E quem leva em consideração que vai chegar cansado do parque na véspera da troca e vai simplesmente desistir de arrumar a mala naquela noite e deixar tudo pro dia do check out? Só aí já atrasa tudo! 

Além disso, você considerou que o horário de check out sempre é por volta de 10h-11h da manhã enquanto o check in no segundo hotel costuma ficar marcado para 15h ou 16h? Se você der sorte pega um quarto pronto antes, mas não dá pra contar que você vai ter sorte né? 

Imagem de um dos quartos reformados do All-Star, com duas camas, uma delas com 5 travesseiros apoiados, e quadros dos personagens da Disney na parede. Muita gente fica em dúvida se vale a pena trocar de hotel durante a viagem.
O quarto pode demorar pra ficar pronto e você perde um tempo nisso!

É claro que muitas vezes tem a opção de deixar as malas no primeiro hotel e buscar depois ou então já fazer check-in no segundo hotel, deixar as malas ali e entrar no quarto mesmo só depois, mas de todas as formas, você acaba perdendo tempo demais nessas idas e vindas. 

E mesmo que você dê sorte nesse percurso todo, eu acho que só o processo de montar e desmontar acampamento é sempre meio demorado e cansativo. Resumindo: nessa troca, você gasta tempo demais dobrando e guardando blusinha – tempo esse que poderia ser aproveitado em uma das tantas atrações incríveis de Orlando. 

Por conta do VPD, a gente já fez muitas viagens se dividindo em 3 ou 4 hotéis (para poder avaliá-los pra vocês aqui no blog) e meu sentimento sempre foi de só descansar mesmo quando chegava no último e sabia que não teria mais troca. Mesmo que você considere que é uma boa para a sua viagem por outros motivos, escolha um hotel para passar a maior parte da viagem e realmente poder descansar. 

Esse tempo que você perde na troca é ainda mais precioso pra quem tem uma viagem curta. Por isso que especialmente pra quem vai ficar menos que 10 dias em Orlando, eu realmente recomendo ficar em um hotel só. 

3) Os benefícios se justificam?

Eu não vou responder essa pergunta pra você porque depende do caso, então vou deixar no ar junto com algumas outras perguntas pra você pensar. 

Muita gente quer trocar de hotel durante a viagem pra poder aproveitar os benefícios do complexo Disney, do complexo da Universal ou às vezes dos dois. Longe de mim falar que não é uma opção válida, ainda mais depois das mudanças recentes na política da Disney que realmente tornaram a experiência de parque muito mais vantajosa para quem é hóspede do complexo, mas sempre é bom se perguntar:

  • Você vai realmente usar boa parte desses benefícios? Vai chegar cedo pra caramba nos parques nos dias que estiver em hotel da Disney ou isso não é seu perfil? 
  • A vantagem oferecida pelos benefícios faz realmente valer a pena você concentrar todas as suas visitas a este complexo nos dias que estiver hospedado ali? Em muitos casos acho que as trocas de hotel acabam engessando as decisões de programação de uma forma que te atrapalha mais do que te ajuda. 
  • O preço justifica os benefícios que te atraíram em primeiro lugar? Um exemplo clássico: muita gente opta por ficar em hotel da Disney para aproveitar mais os parques do complexo podendo chegar mais cedo e marcando Fastpass+ com mais antecedência. Esses são motivos mais que justos, mas se a sua viagem for mais longa e você tiver dias mais tranquilos, o que vale mais a pena: ficar na Disney mesmo ou pegar um hotel legal mais barato e usar a economia pra incluir mais dias de parque no seu ingresso? Cada um vai ter uma resposta, mas é sempre bom pensar sobre todas as possibilidades antes de bater o martelo.

4) É seu sonho?

Aqui tudo muda e é quando a lógica se torna secundária, né? Às vezes tudo indica que ficar na Disney ou Universal não é a opção mais racional, mas uma viagem para Orlando envolve sonho e a emoção pode sim falar mais alto na decisão.  

Já falei no meu post sobre os hotéis da Disney que acho que um dos principais benefícios é se sentir naquela bolha da magia Disney 24 horas por dia. O valor que essa sensação tem pra cada um vai ser diferente e pode ter um peso decisivo na sua balança. 

Se é seu sonho ficar na Disney ou na Universal mas o orçamento não permite ficar a viagem toda, tudo bem! Eu não estou aqui pra te falar que tá errado não – até porque não acho que esteja. O que vale para a maioria pode muito bem não valer pra você!  

Se trocar de hotel na viagem vai te permitir viver a viagem dos seus sonhos da forma que você quer, troque mesmo! Minha dica nesse caso é só escolher um hotel pra passar mais dias e ser sua base, assim você quebra menos a programação e consegue descansar mais. 

Esse é um daqueles assuntos que não tem uma resposta super objetiva mas espero que essas dicas e questionamentos te ajudem a chegar numa conclusão mais consciente do que realmente vai valer a pena pra você.