VPD Orlando - Vai Pra Disney
Além dos parques

Tudo sobre o furacão Ian na Flórida

A chegada do furacão Ian em Cuba e previsão de atingir a Flórida nos próximos dias tem gerado muitas perguntas e preocupação de quem está em Orlando ou com viagem planejada para o curto prazo. Por isso resolvi reunir aqui tudo o que você precisa saber sobre a ameaça de furacão: o que esperar, como proceder se você estiver em Orlando ou com plano de viagem e tudo o que já sabemos sobre o Ian.

Este post vai ser atualizado com todas as informações segundo o Centro de Furacão dos EUA, fonte oficial e a única que recomendo para você se informar a respeito da trajetória, impactos e medidas necessárias para este e qualquer furacão na região.

Última atualização: 30 de setembro de 2022

O furacão Ian

O furacão Ian começou a ganhar força no dia 23 de setembro de 2022 e está atualmente passando em Cuba, onde deve causar um grande impacto antes de atingir a Flórida. Por passar pouco tempo em terra, é esperado que o furacão chegue com força na costa oeste da Flórida, atingindo principalmente a região de Tampa e das Florida Keys. É esperado que ele chegue como um furacão de categoria 4.

O NHC (central de Furacões dos EUA) faz atualizações constantes sobre a rota e força do furacão

É preciso acompanhar com calma a rota do furacão porque as coisas sempre podem mudar, mas a rota atual do Ian tem fortalecido a previsão de ele deve chegar com força no litoral da Flórida entre quarta, 28 de setembro, e quinta, 29 de setembro de 2022.

O que esperar de um furacão na região de Orlando?

Primeiramente é bom a gente lembrar que a Flórida vive a chamada “temporada de furacão” todos os anos. Eles tem protocolos de segurança e estrutura para lidar com este tipo de fenômeno, já que não é tão incomum assim por lá. Gosto de lembrar disso porque pra gente que é do Brasil e não vive em um lugar com furacões, este assunto assusta muito, mas calma! A Flórida está acostumada a lidar com isso.

Outro ponto que é sempre importante lembrar é que Orlando fica na região central da Flórida. Quem sofre mais com os impactos de um furacão é a região litoral. Isso acontece porque o furacão ganha força enquanto está na água, mas perde força quando chega na terra. Em geral a região de Orlando acaba sendo impactada com muitas ventanias e chuva, mas nada comparado com os efeitos em área como Miami ou no caso especificamente do Ian, o que se espera pra região de Tampa.

A região da costa da Flórida é mais afetada pelos furacões do que Orlando

Isso não significa que a gente não precise tomar os devidos cuidados em Orlando. As chuvas fortes e ventanias também podem trazer perigo e por isso mesmo, é esperado que tanto os parques, como aeroportos e comércio fechem por algum tempo caso exista ameaça de um furacão próximo.

Um alerta de furacão foi enviado para a região de Orlando

Como isso afeta as minhas férias?

Tanto as chuvas e ventanias como os fechamentos devido a furacões costumam durar poucos dias. Ou seja, eles afetam a viagem de quem está em Orlando, mas em geral só um pedaço da suas férias e não o tempo todo.

Por isso mesmo, o mais recomendado caso você esteja em Orlando durante uma época que se espera um furacão é que você se abasteça de água e de comidas fáceis (que não precisem de energia elétrica ou gás pra serem preparadas). Uma lanterna é sempre uma boa ideia, e pode ter certeza que os papéis higiênicos vão sumir das prateleiras dos supermercados rapidinho. Estes são os itens que todos os residentes locais sempre correm pra comprar quando há uma ameaça de furacão, então já se abasteça nos primeiros sinais pra evitar ficar sem.

Importante sempre acompanhar as informações por fontes oficiais!

Se você estiver em um hotel, converse com a staff porque eles já devem ter um protocolo e recomendações para te oferecer. Os hotéis mais estruturados em geral tem kits de comida e água para os seus hóspedes e podem ter até gerador. Estar em um bom hotel durante um furacão acaba sendo uma opção super segura, então se você estiver nessa situação, fique tranquilo que você está cercado de pessoas treinadas para lidar com este furacão.

Se você estiver em uma casa alugada, vale entrar em contato com a administradora do imóvel para saber a melhor forma de agir. Considere a probabilidade altíssima de você ficar sem luz, internet e gás por alguns dias e estoque comida, água, lanterna, papel higiênico e o que mais você acredita que possa precisar.

Fora isso, recomendo acompanhar sempre as atualizações do furacão pelas fontes oficiais, já que existe muuuuito sensacionalismo com esse tema que por natureza já nos assusta. Para evitar ficar ansioso, se atenha aos fatos publicados pela Central de Furacão dos EUA e outras fontes que você considere sérias e confiáveis.

Programações impactadas pelo furacão

Com a chegada do furacão Ian, os complexos de parques e hotéis de Orlando já começaram com os preparativos pra manter todo mundo seguro nesse período. Até agora, as seguintes alterações nas operações já foram confirmadas:

Parques

Disney: o fechamento dos quatro parques da Disney também foi confirmado, como contamos aqui. Eles estarão fechados na quarta e quinta, dias 28 e 29 de setembro. A Disney fará uma reabertura em etapas do complexo começando no dia 30 de setembro, e os horários de funcionamento nesse dia serão:

Magic Kingdom

  • 8h: Early Theme Park Entry para hóspedes da Disney
  • 10h: abertura para todos os visitantes
  • 18h: fechamento
  • 19h às 0h: Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party 

EPCOT

  • 9h: Early Theme Park Entry para hóspedes da Disney
  • 11h: abertura para todos os visitantes
  • 21h: fechamento 

Disney’s Hollywood Studios 

  • 10h: Early Theme Park Entry para hóspedes da Disney
  • 12h: abertura para todos os visitantes
  • 21h: fechamento

Disney’s Animal Kingdom 

  • 11h: Early Theme Park Entry para hóspedes da Disney
  • 13h: abertura para todos os visitantes
  • 19h: fechamento

O post completo sobre isso está aqui.

Universal: a Universal anunciou o fechamento temporário dos dois parques temáticos, do parque aquático e também do CityWalk. Todos eles serão fechados no dia 28 de setembro e permanecerão fechados no dia 29 de setembro. A Universal também fará uma reabertura em etapas, inicialmente para hóspedes dos hotéis do complexo começando no dia 30 de setembro. Os parques seguem fechados na manhã do dia 30 e os detalhes dessa reabertura ainda não foram divulgados.

Busch Gardens: o Busch Gardens fica em Tampa Bay, área que deve ser mais afetada pelo furacão Ian do que Orlando. Para a segurança dos visitantes e dos animais que vivem ali, o parque ficará fechado entre os dias 27 de setembro de 2022 e 30 de setembro de 2022, com previsão de reabertura no dia 1 de outubro.

A região onde fica o Busch Gardens será mais afetada pelo furacão

SeaWorld, Aquatica e Discovery Cove: todos esses parques ficam em Orlando e fazem parte do mesmo grupo (que também é dono do Busch Gardens). Eles estarão fechados nos dias 28 e 29 de setembro de 2022.

Typhoon Lagoon: o parque aquático da Disney vai fechar nos dias 28 e 29 de setembro.

Legoland: vai fechar nos dias 28 e 29 de setembro.

Hotéis

Hotéis da Disney: o Fort Wilderness, as cabanas do Copper Creek no Wilderness Lodge, as Treehouse Villas no Saratoga Springs e os bangalôs no Polynesian estarão fechadas de 28 a 30 de setembro de 2022. O hotel temático Star Wars: Galactic Cruiser também estará fechado até dia 30 de setembro, e a Disney está entrando em contato com quem tinha reservas para essa semana.

Além disso, a Disney também vai pausar novos check-ins em hotéis no dia 28 de setembro às 15h. Eles não serão aceitos no dia 29 de setembro, e os hóspedes poderão voltar a fazer check-in na sexta-feira, dia 30 de setembro a partir das 15h.

Outros

Aeroportos: o aeroporto de Orlando (MCO) vai fechar na quarta-feira, 28 de setembro de 2022, às 10h30 da manhã. Foi confirmado que ele irá reabrir no dia 30 de setembro ao meio-dia. É recomendado que os passageiros não cheguem antes das 10h. A indicação do aeroporto é entrar em contato com as companhias aéreas para se informar sobre cancelamento de voos.

Voos: Alguns voos chegando e saindo de Orlando nos dias 27, 28 e 29 já foram cancelados pelas companhias aéreas. Por conta disso, passageiros com voos afetados em geral podem remarcar sem multas. Vale ver a política da sua companhia aérea e todos os detalhes da remarcação no site de cada uma:

Algumas empresas já estão remanejando seus passageiros para outros voos e enviando comunicados, outras possuem data limite para realizar a remarcação. Se o seu voo é nesses dias mais críticos do furacão em que o aeroporto de Orlando estará fechado (dias 28 e 29 de setembro, e possivelmente a manhã do dia 30 também), entre em contato para entender as suas opções. Para voos mais distantes, as informações vão depender de como vai ser a passagem do furacão nesses próximos dias mesmo. Vale acompanhar as notícias para saber os próximos passos!

O aeroporto anunciou o fechamento

Halloween Horror Nights: além do fechamento dos parques, a Universal anunciou também o cancelamento da festa de Halloween nos dias 28 e 29 de setembro. Ele deve ser retomado no dia 30 de setembro.

Cruzeiros: o cruzeiro do Disney Wish do dia 30 de setembro foi cancelado por conta do furacão.

Winter Summerland: o campo de mini-golf da Disney vai fechar nos dias 28 e 29 de setembro.

Hoop-dee-doo Musical Revue: as apresentações desse show que acontece no Fort Wilderness foram canceladas entre os dias 28 e 30 de setembro. Como essa experiência é paga no momento da reserva, quem tinha marcado um horário para esses dias será reembolsado.

Isenção de taxas de cancelamento: a Disney temporariamente não irá cobrar taxas de no-show de quem tinha reservas de refeição e experiências como o Savi’s Workshop e a Bibbidi Bobbidi Boutique nesses dias.

Cirque du Soleil: as apresentações dos dias 28 e 29 de setembro foram canceladas.

Compras

Premium Outlets: fechados nos dias 28 e 29 de setembro, deve reabrir no dia 30 às 10h da manhã.

Mall at Millenia: fechado nos dias 28 e 29 de setembro, é esperado que reabra no dia 30 de setembro.

Florida Mall: funcionou no dia 28 de setembro, mas fechou no dia 29 e deve reabrir das 13h às 21h no dia 30 de setembro.

Disney Springs: vai ficar fechado no dia 28 de setembro e também no dia 29 de setembro. Vai abrir das 10h às 23h30 no dia 30.

Estamos acompanhando as informações oficiais dos parques e estabelecimentos da região e vamos atualizar esse post com as notícias mais recentes de fechamentos e suspensões.