VPD Orlando - Vai Pra Disney
06 outubro, 2016

Tudo sobre o furacão Matthew em Orlando

Oi pessoal
Estamos fazendo esse post rápido para responder as dezenas de mensagens que estamos recebendo desde o começo da semana, sobre o furacão Matthew, que está sendo esperado para passar por Orlando nesta madrugada.
Tudo o que vamos falar aqui é baseado em previsões e pode ou não acontecer, mas o objetivo aqui é acalmar quem está com viagem para Orlando nos próximos dias, e principalmente, para quem está em Orlando agora.

Todos sabem que a Flórida tem um clima “tropical” e muito parecido com o que vivemos em boa parte do Brasil, ou seja, é comum enfrentar temporais fortes, calor excessivo e essa instabilidade do tempo. O litoral do estado, por conta da proximidade do Caribe, acaba sofrendo ainda mais com tornados e furacões, que são comuns na América Central.

Isso dito, é sempre importante lembrar que Orlando fica no centro do estado, e historicamente, sofre bem menos com essas intempéries climáticas, do que o litoral da Flórida. A última ameaça de furacão que a cidade enfrentou, há alguns anos, acabou em um temporal mais forte somente.

Sobre o furacão Matthew na Flórida

O furacão Matthew que começou na América Central, devastou diversas regiões do caribe e deixou países como o Haiti e a República Dominicana com danos incalculáveis e irreparáveis. O furacão está caminhando em direção aos EUA, e deve atingir principalmente o litoral do estado: do sul, em Miami, até mais a norte do litoral, como Daytona Beach e Cabo Canaveral. Isso deve acontecer entre a noite desta quinta-feira (6 de Outubro) e se estender pela sexta-feira (7 de Outubro).

Furacão Matthew passando pelo Haiti

Furacão Matthew passando pelo Haiti

Como Orlando fica no interior do estado, o impacto deve ser menor, mas como todo o efeito da natureza, é incerto. Ele pode chegar como uma chuva forte, como também mudar de direção e ter um efeito imprevisto. Clicando aqui, você pode ver câmeras ao vivo de Orlando, mostrando diferentes pontos da cidade.

O que isso impacta na sua viagem

Boa parte do comércio de Orlando já fechou na tarde desta quinta feira, enquanto supermercados e postos de gasolina, lidam com uma falta de estoques e preços exorbitantes. Ainda é difícil separar o que é real e o que é pânico nessa demanda excessiva.

Os parques de Orlando, incluindo Disney, Universal e Sea World, fecharam mais cedo nesta quinta-feira, e já anunciaram que vão ficar fechados na sexta. Isso é algo muito raro de acontecer já que todos os parques abrem 365 dias por ano, sem exceção. Por motivos climáticos, os parques da Disney só fecharam em 1999 por conta do furacão Floyd e em 2004 por conta do furacão Charley. Além disso, o último registro de fechamento dos parques da Disney por outro motivo, foi durante os ataques terroristas do 11 de Setembro, em 2001.

Os parques já anunciaram que irão reembolsar quem não puder usar os ingressos nos dias subsequentes. Para isso, procure os parques diretamente. Nesse link, ensinamos a ligar para o atendimento em português da Disney.

O que fazer se você tiver em Orlando

A primeira coisa que você deve fazer é voltar para o hotel e procurar orientações na recepção. Cada hotel está oferecendo apoio e dando recomendações de segurança. Além disso, o corpo de bombeiros e a polícia de Orlando está alerta e apoiando a população e os turistas. Em caso de urgência, ligue 911 de qualquer telefone, até mesmo do seu celular do Brasil.

E se precisar de apoio nos EUA ou tiver dúvidas para casos de comprovada emergência, ligue para a assistência consular do Brasil em Miami nos telefones: +1 305-801.6201 / +1 305-285.6208 / +1 305-285.6258

Estamos aqui na torcida para que o Matthew passe sem deixar danos pelos EUA.