VPD Orlando - Vai Pra Disney
Além dos parques

Tudo sobre a tempestade tropical Nicole na Flórida

A tempestade tropical Nicole está se aproximando da Flórida e alertas de furacão começaram a ser emitidos para algumas regiões do estado. A gente sabe que chegada de uma tempestade ou furacão é sempre uma preocupação para quem está em Orlando ou viaja nos próximos dias, e por isso fizemos esse post pra reunir o que já sabemos sobre ela, as previsões para os próximos dias, os impactos na programação e as medidas necessárias para essa tempestade.

Este post vai ser atualizado com as informações segundo o Centro de Furacão dos EUA, que é a fonte oficial e a única que recomendo para você se informar a respeito da trajetória e impactos de tempestades e furacões na região.

Última atualização: 11 de novembro de 2022, 9h

A tempestade tropical Nicole

A tempestade tropical Nicole começou a ganhar força no início dessa semana, e está se aproximando da região noroeste das Bahamas. Ela se tornou uma tempestade tropical na terça-feira, dia 8 de novembro, e o maior impacto na Flórida deve acontecer na noite de quarta-feira, dia 9, e ao longo do dia 10. O Centro de Furacões dos EUA alertou que a tempestade tem o potencial de se tornar um furacão de categoria 1.

Rota da tempestade tropical Nicole na Flórida.

Por conta disso, o governador da Flórida declarou estado de emergência em vários condados da Flórida e recomendou que as pessoas se preparem para a chegada da tempestade. Os condados de Orange e Osceola, onde ficam os parques da Disney e da Universal, estão sob alerta de tempestade e é esperado que a região de Orlando receba ventos e chuvas fortes.

O que esperar da tempestade na região de Orlando?

A Flórida vive a temporada de furacões todos os anos, que costuma acontecer nos meses de junho a novembro. Por não serem tão incomuns, a região tem vários protocolos para lidar com as tempestades, tornados e furacões. Várias coisas que assustam bastante a gente que está vendo de fora, como a declaração de estado de emergência, por exemplo, são relativamente rotineiras e fazem parte da resposta deles a esses fenômenos.

Apesar da temporada de furacões se estender até novembro, as tempestades nessa época do ano são relativamente raras (o último furacão que atingiu os EUA no mês de novembro foi em 1985).

Falando de Orlando especificamente, por ficar bem no centro da Flórida a região em geral não sofre tanto com os impactos das tempestades e dos furacões. Esses fenômenos costumam perder força ao chegar na terra, e quem acaba sofrendo mais com inundações e outros efeitos é quem está no litoral. No caso da tempestade tropical Nicole, a costa leste do estado deve ser a mais impactada.

Como em qualquer fenômeno da natureza, é sempre difícil ter dados exatos sobre a evolução da tempestade. O Centro de Furacões americano faz atualizações frequentes, e a gente está acompanhando todas essas informações pra manter esse post atualizado.

Como isso afeta as minhas férias?

Em geral, os efeitos desse tipo de tempestade duram apenas poucos dias, ou seja, podem afetar parte da sua programação mas não a viagem toda. Um exemplo é o furacão Ian que passou pela Flórida no mês de setembro. Foram três dias afetados pelos fechamentos, mas logo as atrações turísticas já voltaram a funcionar normalmente.

Nesse caso de tempestade tropical, pode ser que os fechamentos não sejam tão extensos quanto durante um furacão, mas só vai dar para saber de tudo isso acompanhando a evolução da tempestade ao longo das próximas horas mesmo. Pra evitar qualquer sensacionalismo e diminuir a ansiedade, se informe por fontes oficiais como o Centro de Furacões dos EUA e outras fontes que você considere confiáveis.

Alertas do nível da água para a costa da Flórida devido a tempestade tropical Nicole.

Em todo caso, o ideal é sempre seguir as orientações das autoridades locais. Se a tempestade se agravar, vale ter algumas comidinhas que não precisem de energia elétrica e algumas garrafas de água em estoque. Não precisa entrar em pânico nem fazer uma compra enorme, mas garantir alguns itens básicos pode ser uma boa ideia. Ah, e nada de se aventurar se a chuva estiver forte ou se o governo declarar um toque de recolher, viu? O mais importante é ficar seguro durante a tempestade!

Se você estiver hospedado em um hotel, provavelmente eles já tem protocolos definidos para essas situações, e vale se informar direitinho na recepção para entender as recomendações. Como a gente já falou ali em cima, a Flórida é acostumada a receber esses fenômenos e os funcionários são treinados para lidar com essas situações.

Os principais efeitos em Orlando costumam ser ventos e chuvas fortes

Já pra quem estiver em casa alugada, o ideal é entrar em contato com o proprietário para entender quais são as orientações. A chance de faltar energia é grande, e é importante saber quais outras medidas de segurança devem ser tomadas nesse caso.

Vale também ficar de olho no site da sua companhia aérea, já que normalmente eles criam uma área específica pra essas atualizações caso a tempestade acabe afetando os voos. Vale dizer que assim como a gente, eles também não tem informações exatas sobre a evolução da tempestade nos próximos dias, e por isso as mudanças não são avisadas com tanta antecedência.

Programações impactadas pela tempestade tropical Nicole

Com a chegada da tempestade, as cidades começam a se preparar para o possível impacto. Isso inclui os parques, que costumam fazer mudanças em suas operações. Veja abaixo tudo que foi anunciado até agora:

Parques

Disney

Os parques da Disney fecharam mais cedo no dia 9, e vão reabrir no dia 10 de novembro.

O funcionamento no dia 10 será o seguinte:

  • Magic Kingdom: das 12h às 18h. A Mickey’s Very Merry Christmas Party está confirmada e vai começar às 19h
  • Epcot: das 13h às 21h
  • Animal Kingdom: das 13h às 19h
  • Hollywood Studios: das 14h às 22h. O Fantasmicnão será apresentado.

A Disney pausou novas reservas do Disney Park Pass para os dias 10 e 11 de novembro.

O parque aquático Typhoon Lagoon também estará fechado no dia 10 de novembro por conta da tempestade.

As Extended Evening Hours no Magic Kingdom, horas extras para hóspedes de hotéis de luxo da Disney, foram canceladas no dia 9 de novembro.

O parque aquático Typhoon Lagoon também teve o funcionamento afetado

Universal

Os parques temáticos e o CityWalk vão fecharam mais cedo no dia 9 de novembro. No dia 10 de novembro, A Universal Studios, o Islands of Adventure e o CityWalk reabriram após às 14h apenas para hóspedes de hotéis da Universal e com experiências limitadas, ou seja, nem todas as atrações estão funcionando.

O parque aquático Volcano Bay vai fechar no dia 9 de novembro por conta da tempestade e permanece fechado no dia 10.

O complexo voltará ao funcionamento normal na sexta, dia 11.

Outros parques

O Kennedy Space Center anunciou que o complexo irá fechar no dia 10 de novembro para a segurança dos visitantes e funcionários.

O Sea World e o Busch Gardens vão fechar no dia 10 de novembro.

O parque aquático Aquatica, vai fechar nos dias 9 e 10 de novembro por conta da tempestade.

Hotéis

  • Hóspedes do Fort Wilderness e das Treehouse Villas no Saratoga Springs deverão sair dos hotéis até hoje às 15h. A Disney está entrando em contato com os visitantes para encontrar opções alternativas de acomodações.
  • As estadias no Galactic Starcruiser agendadas para amanhã, 10 de novembro, serão canceladas.

Além disso, os cafés da manhã com personagens em hotéis não terão personagens amanhã, 10 de novembro, para acomodar mais hóspedes.

Outros

O aeroporto de Orlando (MCO) anunciou o fechamento temporário a partir do dia 9 de novembro às 16h. Ele voltou ao funcionamento normal no dia 11 de novembro, e é recomendado checar diretamente com a companhia aérea sobre o status dos voos.

O jogo da NBA do Orlando Magic contra o Dallas Mavericks no dia 9 de novembro teve o seu horário alterado: ele irá acontecer às 17h30, e os portões abrirão às 16h30 para os visitantes.

O Disney Springs vai fechar mais cedo no dia 9 de novembro, às 19h, e continuará fechado na manhã do dia 10 de novembro. Ele vai reabrir no dia 10 e funcionará das 12h às 23h.

A medida que mais informações forem divulgadas sobre o funcionamento dos parques e hotéis nos próximos dias, a gente atualiza esse post. Estamos aqui na torcida para que essa tempestade passe sem causar danos aos moradores da região e que tudo se restabeleça o mais rápido possível!