VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Tutto Gusto Wine Cellar: o bar de vinhos no Epcot

Já falamos muitas vezes aqui no Vai pra Disney que as experiências gastronômicas oferecidas no complexo Disney são as mais variadas imagináveis e vão muito além de refeições com personagens.

Hoje quero apresentar para vocês um dos meus cantinhos favoritos no Epcot, que muitas vezes passa desapercebido pela maioria dos visitantes. Trata-se do Tutto Gusto Wine Cellar, uma bar de vinhos com cara de adega que fica escondidinho no pavilhão da Itália.

O Tutto Gusto Wine Cellar fica escondidinho no pavilhão da itália do Epcot.
O Tutto Gusto Wine Cellar fica escondidinho no pavilhão da itália do Epcot.

Como ninguém sabe da existência dele e também não é possível fazer reserva com antecedência para comer ali, o Tutto Gusto Wine Cellar quase sempre está vazio ou com um tempo bem aceitável de espera. Mesmo em dias de parques lotados, já entrei ali sem fila alguma e comi super bem. Tem como não amar esse lugar?

Sendo bem honesta, o meu lado ruim nem queria dividir essa dica porque é um segredinho tão bom, nunca tem fila e é tudo tão delicioso… mas no fim o meu lado bom está feliz porque hoje é sexta-feira e me fez lembrar como é legal quando alguém conhece uma dica nova por causa do blog…então to aqui acabando com o segredo, pronto! rs Espero que aproveitem! 🙂

O ambiente é super aconchegante e mesmo nos dias mais cheios, não é incomum achar mesa sem espera por lá.
O ambiente é super aconchegante e mesmo nos dias mais cheios, não é incomum achar mesa sem espera por lá.

Como é o Tutto Gusto Wine Cellar

Os restaurantes do pavilhão da Itália do Epcot estão entre os mais populares do parque, mas acaba que a grande maioria dos visitantes acaba conhecendo só o Tutto Italia (o restaurante italiano mais tradicional e antigo do pavilhão) ou o Via Napoli (famoso pelas pizzas, mas com outros pratos também).

Eu adoro esses dois restaurantes, mas acho engraçado como as pessoas passam batido pelo Tutto Gusto Wine Cellar. Ninguém nem nota que ele está ali! Isso acontece porque o Tutto Gusto Wine Cellar é só um anexo (ou em bom português, um puxadinho) do restaurante Tutto Italia, e a maioria das pessoas anda pelo pavilhão tão focada em chegar aos outros restaurantes que nem nota que o bar de vinhos está ali. Sorte a nossa!

Todo mundo vai direto pro Tutto Italia e passa batido do Tutto Gusto Wine Cellar.
Todo mundo vai direto pro Tutto Italia e passa batido pelo Tutto Gusto Wine Cellar.

Por ser só um puxadinho do Tutto Itália, o Tutto Gusto Wine Cellar é bem pequeno, mas eu acho que isso na verdade faz parte do charme do lugar e se aumentassem, não ficaria tão bom.

O fato de ser pequeno também faz com que o Tutto Gusto Wine Cellar seja aconchegante apesar de ser um ambiente frio, já que é todo desenhado como se fosse uma adega. As paredes são de pedras, tijolos à vista e detalhes bem rústicos, exatamente como uma adega tem que ser para preservar as bebidas. Por isso também, a iluminação é super baixa o que dificulta muito a qualidade das fotos, mas garante a qualidade dos vinhos e ainda cria um clima bem gostoso.

Ambiente bem casual e rústico do Tutto Gusto.
Ambiente bem casual e rústico do Tutto Gusto.

O espaço que já é pequeno, é dividido em algumas pequenas salas com mesas em formatos e tamanhos diferentes. Quem quiser algo mais casual, pode sentar em uma das mesas altas com banquetinhas ou no sofázinho. Quem quiser uma refeição mais tradicional, pode optar por umas das mesas de madeira normais.

Independente de onde você sentar, vai conseguir ver a vitrine de porções, sobremesas e os frios servidos ali, bem como os funcionários trabalhando na preparação dos aperitivos. Dá para ver a cara de quase tudo antes de decidir o que vai comer, o que é ótimo para pessoas indecisas como eu.

Algumas das delícias servidas lá!
Algumas das delícias servidas lá!

Os detalhes da área de trabalho dos garçons e do bar também merecem atenção aos detalhes principalmente a vitrine de sobremesas e aperitivos. Ah! E não esqueça da adega, lógico!

A comida do Tutto Gusto Wine Cellar

Antes de falar de comida, vou falar da bebida já que o Tutto Gusto Wine Cellar é um bar de vinhos, né? Aqui eles servem mais de 200 rótulos diferentes da bebida. Você pode pedir garrafa, meia garrafa ou taça. Se estiver em um bom dia, fica a dica do Grand Tour, uma seleção de seis vinhos diferentes para você degustar os diferentes sabores da Itália.

Honestamente eu não sei porque você não estaria num bom dia na Disney, então reforço que o Grand Tour é A pedida para quem curte vinho. Custa uns 30 dólares, bem justo para a quantidade de vinhos que você experimenta. Quem não gosta ou não estiver afim de vinhos, tem também opções de cervejas artesanais italianas, sempre feitas em pequenas quantidades, então você nunca sabe o que vai encontrar por lá. E claro gente, tem coca-cola, água e todas as opções tradicionais para quem não quer/pode beber nada alcoólico.

O Grand Tour traz 6 opções de vinhos para você degustar. Até que é uma degustação bem farta viu?
O Grand Tour traz 6 opções de vinhos para você degustar. Até que é uma degustação bem farta viu?

Agora sim, vamos às comidinhas! Eu já falei aqui no blog que sempre divido os restaurantes italianos dos Estados Unidos em duas categorias: os italianos de verdade e os italianos americanizados. O Tutto Gusto Wine Cellar pode ser só um bar, mas mesmo assim ele (bem como os outros restaurantes do pavilhão) está entre os poucos que se classificam como italianos de verdade. Ainda bem!

Para quem não quiser vinho, as cervejas da casa são bem legais também. Além de todas as opções não alcóolicas já tradicionais de todos os restaurantes.
Para quem não quiser vinho, as cervejas da casa são bem legais também. Além de todas as opções não alcoólicas já tradicionais de todos os restaurantes.

Esqueça aquele molho de tomate condimentado típico do Pizza Hut e encontrado também nas massas dos restaurantes americanos. rs Ali tudo é bem fresquinho e italiano mesmo!

O foco aqui são as porções mas se você quiser, existem algumas opções de pratos mesmo. Ah! E dica: nem sempre eles falam, mas se você estiver em uma mesa do Tutto Gusto Wine Cellar, pode pedir também os pratos do Tutto Italia com diversas opções de massas deliciosas.

Eu costumo deixar as massas para quando vou no Tutto Italia mesmo e aqui foco no clássico da casa: as porções e os vinhos! O cardápio traz algumas porções para se compartilhar com 3 variedades de comidinhas já em combinações pré determinadas e indicadas no menu. Se você não gostar das combinações do menu, escolha os 3 aperitivos de sua preferência e peça para o seu garçom que eles deixam você “bagunçar” com as combinações já existentes.

Nenhuma dessas opções estava originalmente no mesmo prato do cardápio, mas a gente mudou tudo e não teve problema nenhum!
Nenhuma dessas opções estava originalmente no mesmo prato do cardápio, mas a gente mudou tudo e não teve problema nenhum!

Na foto abaixo cada aperitivo estava em um prato diferente no menu, mas a gente pediu e a garçonete nos deixou escolher nossas preferências numa boa. Fomos de muçarela fresca, presunto parma e bruschettas. Eu sei que isso é fortemente influenciado pelo meu gosto pessoal, mas eu defino esse prato como perfeição, não mudaria nada nele! Estava delicioso!

As outras coisas que já comi no Tutto Gusto Wine Cellar também nunca me decepcionaram. Tudo lá é fresquinho, caprichado e muito saboroso.

Os vinhos também são vendidos em porções menores.
Os vinhos também são vendidos em porções menores.

Ah! Um alerta importante: você vai ver muitas opções de paninis no cardápio, mas não espere nada parecido com o panini brasileiro que é tipo um calzone quentinho. Os paninis ali são sanduichinhos frios mesmo. Deliciosos, mas bem diferentes do que a gente está acostumado aqui no Brasil. Ah! E se for de panini, saiba que eles são pequenos, tá? Peça pelo menos dois!

Pode não dar pra ver direito, mas os paninis são bem pequenos então peça pelo menos dois.
Pode não dar pra ver direito, mas os paninis são bem pequenos então peça pelo menos dois.

Eu sei que as sobremesas podem não ser o foco da casa, mas para mim são imperdíveis também. Além do bolo de Nutella que salta do cardápio para a maioria das pessoas (para mim também), eu recomendo fortemente o cannoli. Sou muito chata com cannoli e o de lá é especial!

Além disso tudo, vale falar que os preços são bem honestos. Considerando tudo que você pode comer ali, acho que nenhum prato é caro demais. É claro que o valor final da sua conta vai variar muito dependendo do vinho que você selecionar e também da quantidade de bebidas e porções que você consumir, mas eu acho que dá para se comer e beber muito bem sem gastar demais aqui. Excelente custo benefício.

Mais um pouco dos doces e petiscos.
Mais um pouco dos doces e petiscos.

Conclusão sobre o Tutto Gusto Wine Cellar:

Sou fã desse lugar e é sem dúvida um dos meus cantinhos favoritos para fazer uma pausa nesse parque. Eu acho o Tutto Gusto Wine Cellar especialmente indicado para famílias sem crianças que podem ficar bebendo e petiscando sem pressa (e sem ficar bêbado também, tá?), enquanto curte o ambiente bem casual do local.

Por outro lado, sendo bem honesta, eu não consigo pontuar um aspecto negativo das minhas experiências nesse bar de vinhos que o tornaria ruim para qualquer tipo de grupo. Escuro? Barulhento? Para mim tudo casa tão bem com o ambiente do Tutto Gusto Wine Cellar que nada me incomoda. Não tem como não aproveitar!

Tutto_Gusto_Wine_Cellar_Epcot_24

O Tutto Gusto Wine Cellar consegue ser excelente em todos os aspectos: ambiente, bebida, comida, preço. O atendimento pode ser um pouco bagunçadinho, como de costume nos restaurantes italianos da Disney, mas é sempre muito simpático e caloroso. A eventual baguncinha é parte do charme do pavilhão todo e eu nem ligo. 🙂

Enfim, esse é um dos locais mais gostosos e mais escondidos do Epcot. Espero que você faça bom uso do seu conhecimento a respeito dele e aproveite bastante!

Nome: Tutto Gusto Wine Cellar
Endereço: Epcot Center Orlando, FL 32836 (Veja no Google Maps)
Telefone: +1 407-939-3463
Referência: dentro do pavilhão da Itália, no Epcot.
Preço: algo entre 15 e 30 dólares por pessoa, variando muito de acordo com o que você pedir.
Horário de Funcionamento: Normalmente das 11h30 até o parque fechar.
Cardápio: clique aqui para ver o cardápio em português.
Disney Dining Plan: Não.
Avaliação do VPD: Nota 5 de 5