VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Uber em Orlando: tudo o que você precisa saber

Orlando é uma cidade que exige uma opção prática de locomoção, já que o transporte público está longe de ser uma maravilha e ir a pé para praticamente qualquer lugar também está fora de cogitação. A gente já comparou diferentes opções de locomoção aqui no blog e hoje quero explicar em mais detalhes uma alternativa que está cada dia mais popular: Uber!

Mesmo quem já pega muito Uber no Brasil, às vezes tem alguma dúvida sobre o uso em Orlando, então vou explicar hoje como funciona, as principais diferenças com o Brasil e tudo o mais! Se quiser uma visão mais rapidinha, é só dar play no vídeo aí embaixo. E já que você já tá aí mesmo, se gostar do vídeo, aproveita pra assinar o canal também ué! ;P

Uber em Orlando

O que é igual ao Brasil

A primeira coisa que se mantém como no Brasil é o aplicativo de celular.O aplicativo que você usa no Brasil é o mesmo que você vai utilizar nos EUA.Você não precisa trocar de aplicativo nem configurá-lo de forma diferente se for usar em outro país.

Além disso, o processo de pedir um carro também não muda. O passo a passo é o mesmo: você entra no aplicativo, digita o destino, solicita o carro da categoria que você quer, recebe as informações do carro, pega sua carona e depois paga.

Você seleciona a Origem e Destino pra ver as opções de carro e preços do Uber em Orlando.

Outro ponto legal é que você não precisa saber falar inglês para usar Uber, porque não tem nada que você vá precisar explicar pro motorista em 99% dos casos. Se ele começar a puxar assunto, basta soltar um “I’m sorry, I don’t speak english” ou demonstrar de alguma forma que você não fala inglês, que ele desiste. Se tiver com vergonha de falar até isso, você sempre pode fazer de conta que dormiu e pronto, ninguém vai falar com você! hahaha

Se você fizer absoluta questão de um motorista que fale português, é melhor contratar um transfer privativo, opção que a gente já falou melhor aqui. Mas realmente dá super tranquilamente para entrar mudo e sair calado do Uber.

Outra função popular nos EUA e que já está disponível em muitas cidades do Brasil é a adição de uma gorjeta no preço do Uber. Apesar de ser algo menos comum no Brasil, a cultura de dar gorjetas já está muito enraizada nos EUA e se espera que você dê este valor a mais para o seu motorista, caso receba um serviço dentro do padrão.

Todo o cálculo do que uma pessoa ganha nos EUA nesse caso, já considera que ele vai ganhar a gorjeta também, ou seja, essa é parte do salário dos motoristas. Por isso, para evitar ser pego de surpresa, já considere este dinheirinho extra quando for estimar os seus gastos com transporte.

O que é diferente do Brasil

As únicas diferenças de pedir um Uber nos EUA são alguns tipos novos de opcionais no carro e algumas formas diferentes de pagamentos disponíveis. Por exemplo, em algumas partes da região de Orlando muitas vezes (não sempre) você consegue pedir carros com cadeirinha de bebê. Acho isso sensacional e faz muita falta no Brasil!

Em Orlando tem opção com cadeirinha, por um preço um pouco mais alto
Em Orlando tem opção com cadeirinha, por um preço um pouco mais alto

Já com relação às formas de pagamento, você não pode pagar o Uber em dinheiro nos EUA, como é possível no Brasil. Se você quiser fugir do IOF de pagar o Uber no seu cartão de crédito, uma boa alternativa é comprar um gift card (bom e velho vale crédito) para carregar na sua conta do Uber e pagar suas viagens.

Esses gift cards são vendidos em praticamente qualquer supermercado ou farmácias maiores da cidade. Você não deve ter problema algum em encontrá-los.

Importante: o Gift Card é válido apenas no país em que foi comprado, então não dá pra comprar no Brasil em reais para usar em Orlando.

Gift card do Uber, encontrado em vários supermercados de Orlando.
Gift card do Uber, encontrado em vários supermercados de Orlando.

Atualmente, não tem nenhum ponto de venda do Gift Card no aeroporto de Orlando. Caso pretenda chegar e já depender do Uber, vai precisar pagar essa primeira corrida no cartão de crédito mesmo.

Você pode ver os pontos de venda do Gift Card acessando esse link.

O site mostra apenas pontos de venda fora do aeroporto, como essas lojas 7 Eleven e um Walgreens.

Para ver os pontos de venda de Orlando, é preciso ir até o final da página e alterar a localização para Orlando, e depois conseguirá ver os pontos de venda de Gift Cards da cidade.

Além disso, a Gabriela, que viu nosso vídeo sobre Uber em Orlando, lembrou de um detalhe que eu nunca tinha parado pra pensar: vale lembrar que os carros na Flórida só tem placa atrás. Não adianta ficar quem nem doido tentando identificar seu carro com a placa da frente, porque ela não existe. A identificação é mesmo feita na parte de trás do carro.

Obrigada pela dica, Gabriela! É por essas e outras que eu amo os comentários aqui e do canal! Sempre surge uma idéia maravilhosa que eu não tinha pensado antes! <3

Dicas importantes para usar Uber em Orlando

  • Para estimar o gasto você pode acessar o site do Uber, ou simular pelo aplicativo do Uber mesmo estando no Brasil. Falar de valores fixos aqui não te ajudaria porque não refletiria o que você teria que pagar no fim da viagem, mas o site e o aplicativo do Uber te permite simular exatamente os percursos que você pretende transitar durante a sua viagem e calcular os preços.
  • Para evitar surpresas na conta, lembre-se que o Uber tem um multiplicador para aumentar seus preços nos horários de muita procura. Em geral, os horários que todo mundo chega e todo mundo vai embora dos parque se enquadram como horário de pico, então o multiplicador pode sim ter um impacto no seu orçamento. O ideal é fazer suas simulações de preços nos horários que você pretende utilizar o Uber em Orlando, pelo menos nos dias de parques, para ter uma idéia mais realista do seu custo real.
  • Para economizar, lembre-se também que o Uber tem um concorrente nos mesmos moldes, a Lyft. Tenha os dois aplicativos no celular, compare sempre os preços e chame o carro que valer mais a pena para você.
  • Para evitar problemas, se você quiser depender de Uber ou Lyft na sua viagem, você vai precisar ter internet o tempo todo, para garantir que poderá chamar os carros. Nesse caso, vale investir em um chip de celular para não ficar só dependendo de wi-fi. Vai que um dos pontos que você vai visitar não tem wi-fi, né? Melhor se garantir aí.
  • Cobrança adicional nos parques da Universal: em outubro de 2019 o Uber começou a cobrar uma taxa extra de US$4 em cima do valor da corrida de todo mundo que pede Uber partindo dos parques e Citywalk, mas não para quem chega nos parques e nem para quem parte dos hotéis da Universal.
  • Pontos de embarque e desembarque: todos os parques tem pontos específicos de embarque e desembarque, e é tudo super organizado. Os funcionários estão super acostumados para o fluxo de carros de aplicativo ou pessoas indo deixar e buscar visitantes nos parques. Na grande maioria, o ponto de embarque e desembarque é bem próximo à entrada da catraca, com exceção do Magic Kingdom que fica no TTC. Contamos mais no vídeo abaixo:

Vale a pena usar Uber em Orlando?

Tudo vai depender do que você quer fazer na cidade, mas falando exclusivamente do lado financeiro, em muitos casos vale a pena sim (e aqui englobo Uber, taxi, ou Lyft).

Porém, como cada grupo tem suas características específicas, tem alguns fatores a serem levados em conta na hora de botar tudo na ponta do lápis e avaliar qual é a opção mais econômica:

  • Tamanho do grupo: o carro mais barato Uber X cabe ate 4 pessoas, e o Uber XL que cabe até 6 é mais caro
  • Localização do hotel: quem fica em hotéis mais distantes pode acabar gastando mais com os trajetos
  • Tem criança pequena: os carros com cadeirinha são mais caros do que o normal e nem sempre estão disponíveis. Não dá pra contar que você conseguirá sempre um carro com cadeirinha.
  • Visitar cidades próximas: se for ao Kennedy Space Center, Busch Gardens, Clearwater ou qualquer outro destino mais afastado de Orlando, vai sair BEM caro usar Uber.
  • Estacionamento: lembre-se do valor do estacionamento dos parques e também do estacionamento de muitos hotéis (verifique se é o caso do seu) na hora de comparar as duas coisas e ver o que vai valer mais a pena.
  • Chip de celular: como falei ali em cima, coloque no custo também o chip de dados pra ter acesso à internet
O Uber X é o mais barato, mas fique atento à capacidade de passageiros: até 4 pessoas. O XL cabe até 6, mas é mais caro
O Uber X é o mais barato, mas fique atento à capacidade de passageiros: até 4 pessoas. O XL cabe até 6, mas é mais caro

Alugar um carro muitas vezes pode sair mais caro, ainda mais considerando o valor absurdo do estacionamento dos parques hoje em dia. Mas a verdade é que não existe uma receita certa que vale para todo mundo: o segredo aqui é fazer as contas para o seu grupo com base em tudo isso que listei aqui em cima e ver se a conta fecha.

Indo além da questão financeira, o carro te dá muito mais comodidade e flexibilidade, e para muita gente, essas vantagens mais que justificam o custo a mais. No fundo as duas opções funcionam bem, então o que vai valer mais a pena pra você, vai depender de suas preferências (e circunstâncias financeiras) pessoais: o que você prefere? A comodidade e flexibilidade do carro ou a economia do Uber? Não tem resposta errada, mas se Uber fizer mais sentido pra você, espero que este post te ajude de alguma forma a ter todas as informações que precisa para não se preocupar mais com isso! 😉