VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Via Napoli: a pizzaria italiana do Epcot

Quando a gente vai pros Estados Unidos, o que mais se vê de comida é hambúrguer e pizza. Mas a pizza americana é bem diferente do que a gente tá acostumado aqui no Brasil. É massuda, com um molho que, de tão temperado, você nem sente o gosto de tomate. Recheio? Só queijo, pepperoni ou umas coisas mais estranhas tipo pimentão e carnes. Nada contra, eu adoro pizza americana, mas tem horas que uma pizza mais tradicional é super bem vinda, né? Se por um lado não encontramos pizza brasileira na Disney, por outro, encontramos pizza italiana, ou melhor ainda, napolitana! É esta pizza que eu procuro quando estou em Orlando e quero uma massa fininha, com um molho de tomate fresco e um recheio de primeira.

Há alguns anos, a Disney inaugurou um segundo restaurante no pavilhão da Itália para fazer companhia ao Tutto Itália. Este restaurante é o Via Napoli, que serve alguns tradicionais pratos do Sul da Itália, mas foca mesmo em pizzas. Fazendo jus ao nome que remete às origens napolitanas, o restaurante é um pouquinho mais desorganizado, então eu recomendo fortemente fazer reservas caso queira muito ir lá. O esquema de dar o nome e esperar por uma mesa na hora pode ser bagunçado e, algumas vezes, simplesmente inviável. Se o restaurante estiver minimamente cheio eles já não vão te deixar esperar por uma mesa se você não tiver reserva, então fica a dica de garantir a sua mesa seguindo as dicas desse post aqui.

Renata e Felipe sentados à mesa com a pizza do Via Napoli entre eles
Isto sim é uma bela pizza de verdade!

Como é o Via Napoli

Voltando ao Via Napoli, o restaurante é grande e possui mesas normais e mesas comunitárias, onde você pode sentar com um desconhecido e bater o maior papo enquanto come. Cada um com suas preferências. Não deixe de prestar atenção nos fornos a lenha que são usados para fazer as pizzas. Cada um tem a cara de um homem e nome de vulcão; é um detalhe bem bonitinho na minha opinião.

Ambiente do restaurante, com detalhes que remetem à Itália e fornos a lenha
No fundo dá para ver a mesa comunitária (lado direito, atrás do homem de blusa verde) e mais ao fundo (centro da foto) os 3 fornos a lenha.

A comida do Via Napoli

Enquanto escolhe sua pizza ou o seu prato, minha dica é pedir alguma das entradinhas pois todas que eu já experimentei são bem gostosas.

O arancini, um bolinho de risoto recheado com carne
Uma das opções de entrada é o Arancini, uma espécie de bolinho de risoto recheado com carne. Delícia!

Na hora da pizza, você verá que existem algumas opções bem gourmets com alcachofras ou cogumelos. Eu gosto mesmo da pizza napolitana, que vem só massa, molho e a mussarela de búfala e manjericão. Tudo isso regado com uma dose de azeite extra virgem. Um espetáculo!

Escolha o tamanho que você quer (são bem fartos) e seja feliz. Infelizmente eu tenho o olho maior que a barriga e sempre como vários pedaços de pizza até não aguentar mais. Resultado: nunca experimentei uma sobremesa do Via Napoli. Se você for mais comedido do que eu e experimentar alguma, depois diga o que achou. 🙂

Foto da Renata sorrindo atrás de uma pizza gigante no Via Napoli, no Epcot
Só pra ter ideia do tamanho da pizza!

Conclusão

Este restaurante é uma boa opção para sentar e comer sem demorar tanto quanto a maioria dos restaurantes, o que pode ser um ponto positivo para garantir que você não vai perder o show de fogos do Epcot. Mas, ainda assim, eu não arriscaria perder o show, então prefiro sempre fazer minhas reservas de jantar no Epcot para, no mais tardar, 1h30 ou 1h15 antes do show.

Outro ponto positivo do Via Napoli é que, como toda pizzaria, ele não sai tão caro quanto outros restaurantes. Uma pizza grande custa em torno de 40 dólares e uma pizza gigante (meio metro de pizza!) custa cerca de 60 dólares e dá para bastante gente dividir. Eles possuem algumas opções de pratos além de pizzas, mas vamos deixar uma coisa clara: o forte da casa é a pizza mesmo. Se você quer uma bela macarronada italiana, a minha principal dica continua sendo o Tutto Itália. Sei que a gente é super acostumado a comer pizza só no jantar, mas considere quebrar este padrão e cogitar o Via Napoli também no almoço.

Foto da Renata sorrindo atrás de uma pizza gigante no Via Napoli, no Epcot
A pizza é bem tradicional italiana – nada de pizza americanizada aqui

Nome: Via Napoli
Endereço: 1510 Avenue of the Stars, Orlando, FL 32830 (Veja no Google Maps)
Telefone: +1 407-939-3463
Referência: Dentro do parque Epcot, no pavilhão da Itália
Preço: US$30-50 por pessoa
Horário de Funcionamento: depende do horário de funcionamento do Epcot
Cardápio: clique aqui para ver o cardápio em português.
Disney Dining Plan: Sim, um crédito de table service
Avaliação do VPD:  Nota 3 de 5

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!