Qual a melhor rota para o Epcot em 2025?
Neste post
Sempre que alguma mudança chega no Epcot, o melhor plano de ação para aproveitar ao máximo esse parque e evitar filas também acaba mudando. Apesar do “chegar cedo” ainda ser – e provavelmente sempre será – a melhor estratégia para fugir das multidões, saber exatamente o que priorizar nas primeiras horas de parque aberto é fundamental para você conseguir otimizar ao máximo o seu dia por lá.
A idéia desse post é explicar qual a melhor rota para aproveitar o Epcot em 2025 – pelo menos por enquanto, já que as coisas costumam mudar bastante nos parques.
Se preferir ver a versão desse conteúdo em vídeo, é só dar play aqui embaixo e aproveitar para se inscrever no nosso canal do Youtube também 😉
O que mudou no Epcot?
Como o Epcot é um parque de poucas atrações e mais experiências, qualquer mudança nas atrações principais acaba afetando a dinâmica do parque como um todo. E foi exatamente isso que aconteceu!
Desde que a Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind foi inaugurada, ela é sucesso absoluto e com razão, é hoje a minha atração preferida da Disney e vale cada segundo do seu dia. Por conta disso, qualquer mudança no funcionamento dela vai sim impactar de forma significativa as estratégias para aproveitar o Epcot.
Podemos dizer que a Guardians of the Galaxy foi uma recordista da fila virtual. Desde que foi inaugurada lá em maio de 2022, essa atração estava usando esse sistema, que acabou durando muito mais tempo do que eu esperava. Só em fevereiro de 2025 (como contamos aqui) que a Disney acabou com a fila virtual dessa atração.
Depois de tanto tempo, a gente acabou se acostumando com o cenário e, com essas mudanças, vem a dúvida: “por onde eu começo o Epcot?”. Agora que uma das principais atrações do parque está com fila normal e pode ser visitada em qualquer momento do dia, será que vale ir logo cedo? Ou melhor ir mais tarde mesmo? Qual a melhor estratégia para quem é hóspede e para quem não é hóspede? Esse post é justamente para responder todas essas dúvidas!
O que pensar antes de decidir a melhor rota?
Antes de falarmos da melhor rota do Epcot para quem é hóspede e para quem não é, preciso compartilhar algumas boas e más notícias por aqui. A primeira má notícia é que, como eu falei antes, o Epcot é um parque com poucas atrações principais.
As grandes filas do parque hoje são, especialmente, a Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, Frozen Ever After e Remy’s Ratatouille Adventure. E, por serem poucas, as pessoas acabam se concentrando muito mais em um único lugar. Isso significa que você não tem muito para onde fugir e vai ter que encarar algumas delas. O objetivo aqui não é não enfrentar nenhuma fila, e sim diminuir o tempo de espera e ter filas distribuídas de uma forma que você consiga aproveitar tudo no seu dia de parque.
Além disso, a gente sempre vai buscar um equilíbrio e considerar o custo oportunidade. Tem gente que vai preferir acordar muito cedo e aproveitar o benefício da Early Theme Park Entry para economizar tempo, outros vão estar dispostos a ficar ziguizagueando o parque para tentar evitar as filas, mesmo que isso signifique andar muito mais. Ainda tem aquelas pessoas que preferem ser mais práticas e pagar pelo conforto: “não quero pensar nisso, vou só comprar uma Lightining Lane Single Pass para a Guardians e resolver” e tá tudo ótimo, essa também é uma possibilidade super válida. O que eu quero dizer aqui é que é necessário levar tudo isso em consideração na hora de definir qual estratégia você quer seguir.
É sempre bom lembrar que o Epcot é um parque grande, diferente do Magic Kingdom e do Hollywod Studios, e isso afeta diretamente as nossas escolhas. Nesses dois parques, esse é um critério de decisão que eu nem levo tanto em consideração, porque os desvios não são tão grandes. Mas, no Epcot, ele é sim um ponto a ser pensado.
Por lá, tudo é muito mais espalhado e fazer os zigue-zagues vai te exigir uma caminhada bem maior. Às vezes, você vai economizar tempo de fila, mas vai descompensar se considerar o tempo que levou para transitar dentro do próprio parque, indo de uma atração pra outra. O que adianta poupar 15 minutos de fila se você teve que andar 20 minutos para chegar lá, né? No fim, você não economizou nada.
De novo, chegando cedo e tendo um propósito, ou seja, sabendo exatamente o que você quer fazer, é mega tranquilo curtir o Epcot. Mesmo com essas complicações, ele continua sendo um parque super fácil de aproveitar durante um dia inteiro. Não deixe de curtir com calma cada pavilhão do World Showcase porque está preocupado com as filas das (poucas) atrações. Todo mundo consegue fazer todas elas em um dia de parque, mesmo encarando as filas.
Qual a melhor rota do Epcot?
Com a mudança da fila da Guardians of the Galaxy, ela virou o fator problema (ou seria solução?) da melhor rota do Epcot. Essa é uma atração que vai ter muita fila mesmo, até porque é preciso encarar a realidade que eu não sou a única pessoa que acha ela incrível, né? Isso são fatos!
A fila da Guardians of the Galaxy vai ser grande por um bom tempo e isso não vai mudar do dia para noite, provavelmente nem quando o Test Track – que está fechado desde junho de 2024 e deve reabrir em 2025 – voltar a funcionar. Então, a gente vai ter que encará-la durante o nosso dia no parque e vai ter que pensar em qual é o melhor momento pra fazer isso.
Como existe diferença na estratégia para quem é ou não é hóspede da Disney, vou explicar cada uma separadamente para ficar mais claro, vamos lá.
Se você é hóspede da Disney
A estratégia mais clássica de economizar o tempo em uma fila de uma atração popular é chegar cedo para poder ser um dos primeiros a entrar na atração. Mas, no Epcot, ela só vai funcionar mesmo para quem é hóspede da Disney ou dos hotéis que oferecem o benefício da entrada antecipada.
Para quem não sabe, a Early Entry é um tempo adicional de 30 minutos que os hóspedes da Disney têm todos os dias em todos os parques para aproveitar algumas atrações antes da abertura oficial para os outros visitantes e a Guardians of the Galaxy faz parte dessa lista.
Assim, para quem vai ficar hospedado em algum hotel da Disney e quer começar o dia pela Guardians of the Galaxy, a dica é chegar bem antes do começo da Early Entry. Se for possível, minha recomendação é chegar, pelo menos, uns 40 minutos antes do início da Early Entry para estar ali na “cara do gol”.
Dependendo da onde você vier, vai ter que considerar também tempo para o caminho que você vai ter que fazer pra chegar na Guardians of the Galaxy. Explicando melhor: quem chega pelo Skyliner, vindo do Pop Century, Art of Animation, Caribbean Beach, Riviera Resort ou pelos hotéis que ficam ali na região do Boardwalk, como o Beach e Yacht Club e o Swan & Dolphin, entra pelo International Gateway e vai ter que andar um pedaço considerável. Nesse caso, o ideal é chegar ainda mais cedo para poder caminhar o parque todo, já que a atração fica perto da entrada principal do Epcot.
Fazendo isso, você tem tudo para ser de fato um dos primeiros a ir na Guardians of the Galaxy. Nesse caso, pode valer a pena aproveitar a chance de curtir outras atrações populares com uma fila menor logo depois, como a Frozen Ever After e a Remy’s Ratatouille Adventure. Mas isso vale só se você realmente for um dos primeiros, caso contrário quando chegar nessas filas, que ficam no World Showcase, elas podem já ter crescido bastante, aí vale mais aproveitar as atrações próximas da entrada do parque primeiro.
Agora, se você é hóspede da Disney, mas não está disposto a chegar tão cedo assim, vai ficar mais complicado de ir direto pra Guardians of the Galaxy. Essa é uma boa estratégia para quem consegue ser um dos primeiros, mas para o resto pode ser péssima porque todo mundo vai fazer exatamente a mesma coisa.
Se você não conseguir ou não quiser chegar tão cedo, vale começar por outras atrações populares onde você vai economizar muito tempo e usar esse tempo economizado para ir na Guardians of the Galaxy com mais tranquilidade. Aqui uma boa alternativa é ir primeiro na Frozen Ever After ou na Remy’s Ratatouille Adventure (ou quem sabe nas duas), que também são atrações super populares que ficam com filas grandes ao longo do dia.
Ultimamente, tenho acompanhado bastante a fila de Guardians of the Galaxy para ver quando ela diminui mas, por enquanto, ela nunca fica com espera pequena. Pode ser que quando o parque tiver mais atrações para espalhar as multidões isso aconteça, mas atualmente é uma atração que segue com uma fila constante mesmo.
De qualquer forma, os horários que tenho visto filas menores é por volta das 14h e elas voltam a crescer perto das 17h, mas isso pode oscilar de um dia para o outro. Infelizmente, não existe uma regra porque as pessoas não têm um comportamento tão uniforme, apesar de existir sim uma tendência. Por isso, escolha ir na Guardians of the Galaxy quando você considerar um tempo aceitável e menor do que o teto máximo que ela atingiu no dia da sua visita. Monitorar o aplicativo é sempre a melhor estratégia, aquela que não tem erro, sabe?
Resumindo a estratégia para hóspedes:
- Se você é hóspede e conseguir chegar super cedo no parque, antes do começo da Early Entry, vale começar pela Guardians of the Galaxy. Sendo um dos primeiros nela, você pode na sequência aproveitar a chance de curtir outras atrações populares com uma fila menor logo depois, como a Frozen Ever After e a Remy’s Ratatouille Adventure.
- Se você é hóspede, conseguir chegar super cedo no parque, mas por algum motivo não conseguir ser um dos primeiros ou demorar para sair da Guardians, não vale a pena desviar o caminho e ir até Frozen ou Ratatouille, quando você chegar lá a fila dessas duas atrações provavelmente já vai estar grande. Nesse caso, aproveite as atrações ali da entrada do parque mesmo e depois curta com calma o World Showcase e encare as filas de Frozen e Ratatouille.
- Se você é hóspede e seu plano é não chegar tão cedo assim, a dica é correr para a atração de Frozen e do Remy e ir curtindo o World Showcase e acompanhando a Guardians of the Galaxy pelo aplicativo. Quando ela estiver um tempo de espera aceitável, vale fazer um desvio até lá e depois voltar para continuar seu passeio com calma.
Se você não é hóspede da Disney
Para quem não é hóspede da Disney (e que vai chegar cedo, antes do parque abrir), a melhor alternativa é priorizar a Frozen Ever After ou a Remy’s Ratatouille Adventure. Veja qual faz mais sentido para o seu grupo, principalmente se vocês quiserem visitar as duas. Fazendo pelo menos uma delas de manhã (ou quem sabe as duas, dependendo da época do ano), você já vai estar economizando um bom tempo de fila.
Depois disso, minha recomendação é ir comendo pelas beiradas e curtir as atrações que ficam ali na entrada do parque e têm filas medianas, como Soarin’ e Mission: Space. Assim, de pouquinho em pouquinho, você vai poupando tempo que poderá usar pra fazer outras coisas, incluindo encarar a fila da Guardians.
Lembrando que essa estratégia sempre vai estar atualizada no nosso roteiro e por lá você também encontra as principais dicas para curtir tudo o que o Epcot tem. Não deixe a preocupação de pegar filas mais curtas nas atrações te impedir de aproveitar a experiência por completo. Esse parque vai muito além de só fila, atração, fila, atração, ele traz outras coisas que são ainda mais legais e que fazem dele único e especial.
Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!